EMEB
.................................................
20......
ATIVIDADES
PERMANENTES DE ARTE
Área: ARTE
Turma: INFANTIL
V
Professora BEATRIZ
Periodicidade:
todos os dias
Duração: ano letivo
JUSTIFICATIVA:
As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. As crianças gostam
muito de pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, etc. O processo
ensino-aprendizagem em artes também envolve outras aprendizagens como: fatos,
conceitos, procedimentos e atitudes. Pensando nestas sequencias com o intuito
de oferecer subsídios para que se aproximem e ou se apropriem desses elementos
e passem a utiliza-lo em suas produções artísticas intencionalmente, visando
assim, o enriquecimento do seu percurso criador individual. Iniciarei um
trabalho sistemático de Arte e paralelamente realizarei também um trabalho de
percurso criador, que neste início também deve ser realizado de forma
gradativa.
OBJETIVOS:
- Conhecer aspectos das diversas formas de
manifestação artística;
- Utilizar diversos materiais (meios e
suportes) para produzir trabalhos de artes visuais;
- Utilizar os diversos elementos da linguagem
(arte visual, música, dança e teatro)
CONTEÚDOS:
- Experimentar as possibilidades de cada
linguagem artística;
- Compreender e utilizar a arte como
linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a
sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
- Construir uma relação de
autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento
estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
- Conhecimento e utilização dos materiais,
suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais,
explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas;
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
- Proporcionar um ambiente onde a criança possa
produzir com autonomia. Suportes, materiais para pintura e limpeza devem
estar previamente preparados.
- Variar os suportes e meios.
- Orientar os questionamentos fazendo as
intervenções necessárias, para que avancem em suas ideias.
- Garantir espaço para que a criança fale sobre
sua produção e as dos outros, compare técnicas, aperfeiçoe procedimentos.
- Expor as produções.
- Propor temas ou livres.
ETAPAS PREVISTAS:
o Levantar conhecimentos prévios.
o Descobrir as cores secundárias;
o Desenho livre;
o Pintura a dedo;
o Colagem com papéis coloridos; sucatas, glitter.
o Desenho com carbono, giz preto, com régua, canetinha,
giz de cera, lápis de cor, giz de lousa
sobre o chão, giz de cera sobre a lixa, com giz preto e cola colorida,
dirigido, sobre laminado com álcool, sobre camurça, com giz de lousa e cola,
com canetinha preta e pintar com lápis de cor, sobre o jornal, a partir de um
traço, uma colagem, de um recorte na folha, com giz branco, ou vela, ou cola e
depois pintar com aguada de guache, com esferográfica, com giz de lousa
molhado, com creme dental em color set preto, com giz de cera e vela, mágico
(giz de cera e guache preto por cima, quando secar raspar formando desenhos),
colagem com formas e preenchimento dos espaços, cego com
música, com grafite, com cores degrade, giz de cera derretido, desenho sobre
colagem, tons de pele, aguada de cola, colar o barbante, branco no preto, carvão, colagem com figuras
geométricas, lantejoulas, brocal, esponja, etc.
o Utilizar a tesoura.
o Dobraduras.
o Modelagem com massinha utilizando no início 2 cores e na
sequencia agregando mais cores mas sem misturar, argila.
o Variar os suportes (caderno de desenho, ou suportes
individuais com texturas, tamanhos e formas).
o Em roda apreciação das produções dos alunos, após
concluídas suas atividades.
o Percurso criador
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
- Através das linguagens, conseguiram expressar suas
ideias?
- Conseguiram usar os materiais adequadamente?
- Desenvolveu o gosto, o cuidado e o respeito pela
sua produção e dos outros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário