Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

EMEB .................................................
20......
ATIVIDADES PERMANENTES DE ARTE

Área: ARTE
Turma: INFANTIL V
Professora  BEATRIZ
Periodicidade: todos os dias
Duração: ano letivo
JUSTIFICATIVA: As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. As crianças gostam muito de pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, etc. O processo ensino-aprendizagem em artes também envolve outras aprendizagens como: fatos, conceitos, procedimentos e atitudes. Pensando nestas sequencias com o intuito de oferecer subsídios para que se aproximem e ou se apropriem desses elementos e passem a utiliza-lo em suas produções artísticas intencionalmente, visando assim, o enriquecimento do seu percurso criador individual. Iniciarei um trabalho sistemático de Arte e paralelamente realizarei também um trabalho de percurso criador, que neste início também deve ser realizado de forma gradativa.
OBJETIVOS:
  • Conhecer aspectos das diversas formas de manifestação artística;
  • Utilizar diversos materiais (meios e suportes) para produzir trabalhos de artes visuais;
  • Utilizar os diversos elementos da linguagem (arte visual, música, dança e teatro)
CONTEÚDOS:
  • Experimentar as possibilidades de cada linguagem artística;
  • Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
  • Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
  • Conhecimento e utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e construtivas;
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
  • Proporcionar um ambiente onde a criança possa produzir com autonomia. Suportes, materiais para pintura e limpeza devem estar previamente preparados.
  • Variar os suportes e meios.
  • Orientar os questionamentos fazendo as intervenções necessárias, para que avancem em suas ideias.
  • Garantir espaço para que a criança fale sobre sua produção e as dos outros, compare técnicas, aperfeiçoe procedimentos.
  • Expor as produções.
  • Propor temas ou livres.
ETAPAS PREVISTAS:
o     Levantar conhecimentos prévios.
o     Descobrir as cores secundárias;
o     Desenho livre;
o     Pintura a dedo;
o     Colagem com papéis coloridos; sucatas, glitter.
o     Desenho com carbono, giz preto, com régua, canetinha, giz de cera, lápis de cor,  giz de lousa sobre o chão, giz de cera sobre a lixa, com giz preto e cola colorida, dirigido, sobre laminado com álcool, sobre camurça, com giz de lousa e cola, com canetinha preta e pintar com lápis de cor, sobre o jornal, a partir de um traço, uma colagem, de um recorte na folha, com giz branco, ou vela, ou cola e depois pintar com aguada de guache, com esferográfica, com giz de lousa molhado, com creme dental em color set preto, com giz de cera e vela, mágico (giz de cera e guache preto por cima, quando secar raspar formando desenhos),  colagem com formas e preenchimento dos espaços, cego com música, com grafite, com cores degrade, giz de cera derretido, desenho sobre colagem, tons de pele, aguada de cola, colar o barbante, branco  no preto, carvão, colagem com figuras geométricas, lantejoulas, brocal, esponja, etc.
o     Utilizar a tesoura.
o     Dobraduras.
o     Modelagem com massinha utilizando no início 2 cores e na sequencia agregando mais cores mas sem misturar, argila.
o     Variar os suportes (caderno de desenho, ou suportes individuais com texturas, tamanhos e formas).
o     Em roda apreciação das produções dos alunos, após concluídas suas atividades.
o     Percurso criador
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
  • Através das linguagens, conseguiram expressar suas ideias?
  • Conseguiram usar os materiais adequadamente?
  • Desenvolveu o gosto, o cuidado e o respeito pela sua produção e dos outros?



Nenhum comentário:

Postar um comentário