Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

EMEB ..................................

Atividades permanentes de Matemática 

TURMA: INFANTIL V
ANO: 20....
Professoras Bia


JUSTIFICATIVA: Possibilita o contato das crianças com o número e sua escrita dentro do enfoque global, propondo situações de aprendizagem e aproximação com os números.


OBJETIVOS: desenvolver a oralidade da seqüência numérica assim como a nomeação e identificação dos números através de situações de reflexão que envolva o sistema de numeração.


CONTÉUDOS:
·  Oralidade do sistema de numeração.
·  Apreciação e escrita de números.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:

·  Propor situações onde a criança esteja o mais próxima possível das situações reais do uso dos números;
·  Criar situações de brincadeiras e jogos em que a criança possa participar ativamente na resolução de problemas, elaborando regras, combinados, etc;
·  Propiciar situações em que a criança possa experimentar formas de contagem, cálculo mental e calculo estimativo;
·  O calendário deverá ter seu uso social, sendo utilizado para marcar combinados, datas de aniversário, feriados, festas, reuniões, etc.;
·  Professora como escriba; (realizar a escrita, diante dos alunos, dos textos das brincadeiras, jogos, parlendas ou músicas trabalhadas).
·  Oferecer agendas, catálogos telefônicos e outros portadores numéricos para atividade diversificada;
·  Registra quantidades de alunos (chamada ou lista dos nomes) e outros registros (rotina, alunos ausentes, etc.).

ETAPAS PREVISTAS:
  1. Músicas: Elefante incomoda, Quando o relógio bate...Mariana conta
  2. Leitura das parlendas com as crianças (a professora lê e as crianças acompanham).
  3. Brincadeiras: roda (que horas são), pular corda (quantos anos você tem), bater cara no esconde-esconde, amarelinha, boliche, argolas.
  4. Brincadeira simbólica utilizando portadores numéricos.
  5. Situações de contagem no dia-a-dia (distribuições de materiais, conferirem peças de brinquedos, dividirem equipes para jogos, quantos alunos faltaram).
  6. Utilização de calendário individual
  7. Receitas (contar os ingredientes).
  8. Rotina (contar as atividades do dia)
  9. Brincadeiras que envolvam a comparação de quantidade (coelhinho sai da toca, dança das cadeiras).
  10. Caça aos números: a professora esconderá cartões contendo números pela sala, pátio, quadra, etc (a escolher) e as crianças deverão procurar o numero dito pela professora.

JOGOS:


·  Dominó tradicional
·  Registros dos brinquedos;
·  Bingo tradicional e com dado;
·  Vamos aproveitar as ofertas;
·  Boliche;
·  Bilhar holandês;
·  Jogo da velha tradicional e jogo da velha com números;
·  50 fichas;
·  O dono do número;
·  Jogo dos passageiros;
·  Fecha caixa;
·  Cubra e descubra (para 2 jogadores) tabuleiro numerado de 1 a 6. As crianças jogam o dado e cobrem com uma tampinha o número que representa a quantidade tirada no dado. Quando todos os números estiverem cobertos é hora de descobri-los.
·  Todos se foram: cada criança coloca 10 fichas no seu prato. Na sua vez, joga o dado e tira a quantidade de fichas correspondentes à que saiu no dado. Quem esvaziar o prato primeiro diz “todos se foram” e vence.
·  Percurso: jogar o dado e percorrer as casas conforme a quantidade tirada.
·  Fábrica de móveis: tabuleiro com quatro pistas, “caminhões” confeccionados com caixas de fósforo, palitos de fósforo (usados). A cada jogada o jogador avança uma casa com o seu caminhão. Na sua vez, o jogador joga o dado e pega palitos de acordo com a quantidade que tirou, colocando-os no seu caminhão. Ganha quem chegar a fábrica com a maior quantidade de palitos.
·  Todos os jogos motivar o registro.
·  Ligar os pontos;
·  Pesquisas de números utilizados pelos alunos como camiseta, tênis, etc.
·  Construções com o Lego-Dacta;
·  Atividades que diferenciem números de letras;
·  Recitar os números em diferentes sequências: 1 em 1, 10 em 10, etc
·  Escrever os números em situações  contextualizadas;
·  Contar e quantificar realizando cálculos mentais;
·  Resolver situações-problemas;
·  Material dourado;
·  Jogo dos 3 dados;

AVALIAÇÃO
Será de acordo com a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário