EMEB
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TEMA: TURMA DA MÔNICA
PROFESSORA:
Bia
FAIXA ETÀRIA: INFANTIL V
TEMPO DE DURAÇÃO PREVISTA: de
março a novembro
PROJETO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE
CONHECIMENTO:
·
LÍNGUA PORTUGUESA ( leitura e escrita; formação de palavras; nomes próprios);
·
MATEMÁTICA (
Quantidade; números).
·
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ( higiene; alimentação);
JUSTIFICATIVA:
Com base nas necessidades e
motivações da faixa etária em questão (5 e 6 anos), este projeto foi elaborado
abordando as questões básicas e essenciais do cotidiano da criança tanto
individual quanto social, são necessidades que levarão para o resto da vida e
que serão exigidas diariamente.
A boa convivência,
alimentação saudável, higiene pessoal e a preservação do meio ambiente são
temas fundamentais e necessários para trabalhar com os alunos.
Utilizando os personagens da Turma da Mônica, proporcionarei
para a criança situações para construções de aprendizado e de forma que
reflitam, despertando para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento
cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana,
provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento
novo.
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
·
Propiciar
avanços no processo de construção da escrita;
·
Propiciar
momentos agradáveis de leitura, oferecendo matérias de diferentes fontes,
textos variados e sempre do interesse da faixa etária dos alunos;
·
Produzir
e reproduzir textos em escritas espontâneas.
·
Estruturar
a seqüência de idéias.
CONTEÚDOS:
·
Portadores:
gibis
·
Biografia
(Mauricio de Sousa)
·
Leitura
de imagens
·
Escrita
de histórias em quadrinhos
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
·
Oportunizar
inter-relações com as diversas áreas de conhecimento
·
Observar
o interesse dos alunos
·
Envolvimento
das famílias no projeto com atividades para casa.
ETAPAS
PROVÁVEIS:
·
Levantamento
dos conhecimentos prévios dos alunos;
·
Roda de Conversa;
·
Biografia
sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
·
Cartaz
da Turma da Mônica.
·
Levantamento
dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente
alfabetizador para consulta
·
Informar
que existem muitas Turmas tais como: Turma da Mônica, do Chico Bento, do
Horácio, Bidu, etc.
·
Descrever
personagens da Turma da Mônica: Mônica,
Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Aninha, Anjinho, Bidu, Mingau,
Pelezinho, Franjinha, Monicão, Chovinista, Capitão Feio, Duque, etc. Exemplo: Após a leitura e releitura das
HQs, propomos que os alunos observem as características das personagens. Por
exemplo: a Mônica usa um vestido
vermelho, é dentuça e tem um coelhinho azul de pelúcia. É muito forte, amiga da
Magali, é líder da turma, mas bate nos amiguinhos; o Cascão não gosta de tomar banho, tem medo da água e é amigo
inseparável do Cebolinha etc. Procurar orientar as crianças para que localizem
valores positivos e negativos nos personagens, fazendo um balanço de sua
personalidade.
Para registrar esses dados, fazer junto com os alunos, uma lista contendo o nome da revista, personagens e características.
Para registrar esses dados, fazer junto com os alunos, uma lista contendo o nome da revista, personagens e características.
·
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem
e lerem.
· Expressões dos personagens: Ao lerem gibis, orientar para que observem cada quadrinho com
atenção aos gestos, expressões faciais e mudanças no tom de voz dos personagens
(pelo desenho das letras). Após proponha que alguns alunos contem o que leram
para a classe.
·
Criação de diálogos:
Selecionar algumas HQs cobrir a frase nos balõezinhos e copiar. Propor a classe
que criem falas para os personagens, a partir da observação da imagem. Conhecendo
a estrutura do texto: Explicar às crianças que os quadrinhos também são do
gênero narrativo, pois “contam” uma história inventada, com começo, meio e fim.
No entanto, tem sua estrutura própria. Por isso, vamos estudar a estrutura do
texto em quadrinhos e compará-la com a de outros textos narrativos.
·
Marcadores do discurso direto: Nos
quadrinhos os marcadores das falas dos personagens são os balõezinhos. Usar as
revistas para que identifiquem e localizem a fala do narrador e a fala
de personagem. Espera-se que percebam que a fala dos personagens está nos
balões e a do narrador, no canto do texto. Registrar as conclusões na lousa,
com exemplos.
Após, apresentar um texto narrativo em outro subgênero, como uma fábula, por exemplo. Fazer a leitura expressiva: ler para os alunos,
Após, apresentar um texto narrativo em outro subgênero, como uma fábula, por exemplo. Fazer a leitura expressiva: ler para os alunos,
·
Todos os dias ler uma história da Turma da
Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
·
Listas;
·
Atividades propostas: caça-palavras, palavras cruzadas,
preenchimento de lacunas, organização de textos, adivinhas, banco
de dados, ditado e leitura dos nomes dos personagens
·
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões
onde estão escritos os textos.
·
Leitura oral: A leitura compartilhada é um ótimo recurso
para o avanço do domínio da escrita. Dividir a classe em pequenos grupos ou
pares de alunos e providenciar uma ou mais tiras de gibi do mesmo exemplar para
cada grupo, ler para a classe, com ênfase na entoação das falas. Em determinado
ponto, pare e peça que um aluno continue a leitura.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
·
Seqüenciar,
ordenar, ler e escrever numerais;
·
Resolver
problemas utilizando estratégias pessoais e socializadas;
·
Compreender
enunciados e buscar procedimentos para resolver situações-problema.
·
Jogos
temáticos
·
Labirintos
·
Comunicação oral de quantidades
·
Trilhas
CONTEÚDOS:
·
Séries
numéricas
·
Escrita,
contagem, comparação, ordenação;
·
Relação
entre unidade de tempo (dia, semana, mês e ano);
·
Situações
problematizadas.
ETAPAS PROVÁVEIS:
·
Fazer a contagem e o gráfico dos personagens principais que eles mais
gostaram.
·
Observações de gravuras de algumas tirinhas de gibi, identificar as quantidades e compará-las.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS:
· Propor brincadeiras que envolvam situações em
que os alunos sintam a necessidade de utilizar
a contagem oral;
· Garantir a utilização de formas de registro de
quantidades escolhidas pelas crianças ou coletivamente
com o professor em situações-problema, jogos e brincadeiras;
· Propiciar jogos e brincadeiras que desencadeiem
o raciocínio lógico matemático abordando vários conteúdos;
·
Propiciar a montagem de gráficos para observação
dos diversos conteúdos, a partir da intenção
do professor.
CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OBJETIVOS:
·
Promover a conscientização e a sensibilização
sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos
naturais, destacando seus benefícios para a saúde.
·
Conhecer a diversidade vegetal;
·
Estimular hábitos de higiene pessoal;
·
Levar os alunos a perceberem a importância da
preservação do meio ambiente;
·
Utilizar-se de
documentos pessoais e outros para inserir o aluno na construção de sua
própria história.
CONTEÚDOS:
·
Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o
Chico Bento
·
Dar oportunidade à criança de desenvolver o
autoconhecimento de suas características físicas e psicológicas.
·
Alimentação saudável através da Magali.
·
Seres vivos;
·
Animais domésticos
·
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a
convivência social com o Cascão
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
·
Oportunizar
inter-relações com as diversas áreas de conhecimento
·
Observar
o interesse dos alunos
·
Envolvimento
das famílias no projeto com atividades para casa.
AVALIAÇÃO:
Inicial: sondagem e análise dos conhecimentos prévios dos alunos.
Formativa: durante a realização das atividades observarei o interesse e participação dos alunos.
Observação e registros dos conteúdos trabalhados.
Relatos orais, escritos, desenhos...
Inicial: sondagem e análise dos conhecimentos prévios dos alunos.
Formativa: durante a realização das atividades observarei o interesse e participação dos alunos.
Observação e registros dos conteúdos trabalhados.
Relatos orais, escritos, desenhos...
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