Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR

EMEB ............................................
20.......
TEMA: TURMA DA MÔNICA

PROFESSORA: Bia
FAIXA ETÀRIA: INFANTIL V                                                                                          
TEMPO DE DURAÇÃO PREVISTA: de março a novembro 

           PROJETO INTERDISCIPLINAR NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO:                                                                                                                                
·        LÍNGUA PORTUGUESA ( leitura e escrita; formação de palavras; nomes próprios);  
·        MATEMÁTICA ( Quantidade; números).
·        CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ( higiene; alimentação);                                                                                                                                                                                                                                                                              
JUSTIFICATIVA:
Com base nas necessidades e motivações da faixa etária em questão (5 e 6 anos), este projeto foi elaborado abordando as questões básicas e essenciais do cotidiano da criança tanto individual quanto social, são necessidades que levarão para o resto da vida e que serão exigidas diariamente.
 A boa convivência, alimentação saudável, higiene pessoal e a preservação do meio ambiente são temas fundamentais e necessários para trabalhar com os alunos.
Utilizando os personagens da Turma da Mônica, proporcionarei para a criança situações para construções de aprendizado e de forma que reflitam, despertando para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS:
·        Propiciar avanços no processo de construção da escrita;
·        Propiciar momentos agradáveis de leitura, oferecendo matérias de diferentes fontes, textos variados e sempre do interesse da faixa etária dos alunos;
·        Produzir e reproduzir textos em escritas espontâneas.
·        Estruturar a seqüência de idéias.

CONTEÚDOS:

·        Portadores: gibis
·        Biografia (Mauricio de Sousa)
·        Leitura de imagens
·        Escrita de histórias em quadrinhos

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
·        Oportunizar inter-relações com as diversas áreas de conhecimento
·        Observar o interesse dos alunos
·        Envolvimento das famílias no projeto com atividades para casa.
ETAPAS PROVÁVEIS:

·        Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
·        Roda de Conversa;
·        Biografia sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
·        Cartaz da Turma da Mônica.
·        Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
·        Informar que existem muitas Turmas tais como: Turma da Mônica, do Chico Bento, do Horácio, Bidu, etc.
·        Descrever personagens da Turma da Mônica: Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Aninha, Anjinho, Bidu, Mingau, Pelezinho, Franjinha, Monicão, Chovinista, Capitão Feio, Duque, etc. Exemplo: Após a leitura e releitura das HQs, propomos que os alunos observem as características das personagens. Por exemplo: a Mônica usa um vestido vermelho, é dentuça e tem um coelhinho azul de pelúcia. É muito forte, amiga da Magali, é líder da turma, mas bate nos amiguinhos; o Cascão não gosta de tomar banho, tem medo da água e é amigo inseparável do Cebolinha etc. Procurar orientar as crianças para que localizem valores positivos e negativos nos personagens, fazendo um balanço de sua personalidade.
Para registrar esses dados, fazer junto com os alunos, uma lista contendo o nome da revista, personagens e características.
·        Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
·    Expressões dos personagens: Ao lerem gibis, orientar para que observem cada quadrinho com atenção aos gestos, expressões faciais e mudanças no tom de voz dos personagens (pelo desenho das letras). Após proponha que alguns alunos contem o que leram para a classe.
·        Criação de diálogos: Selecionar algumas HQs cobrir a frase nos balõezinhos e copiar. Propor a classe que criem falas para os personagens, a partir da observação da imagem. Conhecendo a estrutura do texto: Explicar às crianças que os quadrinhos também são do gênero narrativo, pois “contam” uma história inventada, com começo, meio e fim. No entanto, tem sua estrutura própria. Por isso, vamos estudar a estrutura do texto em quadrinhos e compará-la com a de outros textos narrativos.
·        Marcadores do discurso direto: Nos quadrinhos os marcadores das falas dos personagens são os balõezinhos. Usar as revistas para que identifiquem e localizem a fala do narrador e a fala de personagem. Espera-se que percebam que a fala dos personagens está nos balões e a do narrador, no canto do texto. Registrar as conclusões na lousa, com exemplos.
Após, apresentar um texto narrativo em outro subgênero, como uma fábula, por exemplo. Fazer  a leitura expressiva: ler para os alunos,
·        Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
·        Listas;
·        Atividades propostas: caça-palavras, palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, organização de textos, adivinhas, banco de dados, ditado e leitura dos nomes dos personagens
·        Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos.
·        Escrita nos balões: onomatopaicas, amorosas, de gritos, chorar, segredos e canções
·        Leitura oral: A leitura compartilhada é um ótimo recurso para o avanço do domínio da escrita. Dividir a classe em pequenos grupos ou pares de alunos e providenciar uma ou mais tiras de gibi do mesmo exemplar para cada grupo, ler para a classe, com ênfase na entoação das falas. Em determinado ponto, pare e peça que um aluno continue a leitura.

MATEMÁTICA


OBJETIVOS:
·        Seqüenciar, ordenar, ler e escrever numerais;
·        Resolver problemas utilizando estratégias pessoais e socializadas;
·        Compreender enunciados e buscar procedimentos para resolver situações-problema.
·        Jogos temáticos
·         Labirintos
·         Comunicação oral de quantidades
·         Trilhas


CONTEÚDOS:
·        Séries numéricas
·        Escrita, contagem, comparação, ordenação;
·        Relação entre unidade de tempo (dia, semana, mês e ano);
·        Situações problematizadas.

ETAPAS PROVÁVEIS:

·        Fazer a contagem e o gráfico dos personagens principais que eles mais gostaram.
·        Através de tirinhas de gibis ordenar a sequência lógica.
·        Observações de gravuras de algumas tirinhas de gibi,  identificar as quantidades e compará-las.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

·     Propor brincadeiras que envolvam situações em que os alunos sintam a necessidade de utilizar a   contagem oral;
·   Garantir a utilização de formas de registro de quantidades escolhidas pelas crianças ou        coletivamente com o professor em situações-problema, jogos e brincadeiras;
·       Propiciar jogos e brincadeiras que desencadeiem o raciocínio lógico matemático abordando vários conteúdos;
·        Propiciar a montagem de gráficos para observação dos diversos conteúdos, a partir da intenção do professor.


CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

OBJETIVOS:


·        Promover a conscientização e a sensibilização sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos naturais, destacando seus benefícios para a saúde.
·        Conhecer a diversidade vegetal;
·        Estimular hábitos de higiene pessoal;
·        Levar os alunos a perceberem a importância da preservação do meio ambiente;
·        Utilizar-se de  documentos pessoais e outros para inserir o aluno na construção de sua própria história.


CONTEÚDOS:

·        Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento
·        Dar oportunidade à criança de desenvolver o autoconhecimento de suas características físicas e psicológicas.
·        Alimentação saudável através da Magali.
·        Seres vivos;
·        Animais domésticos
·        Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:

·        Oportunizar inter-relações com as diversas áreas de conhecimento
·        Observar o interesse dos alunos
·        Envolvimento das famílias no projeto com atividades para casa.

AVALIAÇÃO:

         Inicial: sondagem e análise dos conhecimentos prévios dos alunos.
         Formativa: durante a realização das atividades observarei o interesse e participação dos alunos.
         Observação e registros dos conteúdos trabalhados.
         Relatos orais, escritos, desenhos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário